INTRODUÇÃO
A tecnologia da informação (TI) é uma área que utiliza, geralmente, a computação como meio para administrar diversas informações, de forma que as mesmas possam ser classificadas, organizadas e tratadas, permitindo a tomada de decisão em prol
de algum objetivo. Esse conjunto de atividades possibilita um melhoramento nos níveis estratégico e funcional de uma organização, capacitando-a a melhorar o seu processo de planejamento, e a atingir seus resultados de forma mais produtiva.
Para Vieira, Coelho e Luna (2013), a TI se torna essencial no gerenciamento de fluxos entre os parceiros de uma cadeia de empresas, por possibilitar integração, sincronização, visibilidade e maior poder de resposta. Os autores afirmam que,
especificamente na logística, com o objetivo de aumento do desempenho, as empresas oferecem serviços com maior valor agregado, e para isso fundamentam-se em soluções de TI para prover tal desempenho, tais como sistemas de gerenciamento de
transporte (TMS – Transportation Management Systems), utilização de identificação por RFID, troca eletrônica de dados (EDI – Electronic Data Interchange), e Internet.
O papel da tecnologia da informação (TI), a partir dos avanços tecnológicos da metade do século XX, migrou de um provedor de tecnologia para um parceiro estratégico, adotando modelos administrativos de estruturação da informação, que levam
necessariamente à modificação da forma de atuação dos seus profissionais, incorporando novos conhecimentos sobre seus processos, a fim de promover a geração e a disseminação do conhecimento entre equipes (CARVALHO, 2005).
A TI tornou-se, portanto, essencial para que as organizações mantenham um processo decisório efetivo, e um controle sobre suas operações. Todavia, essa tecnologia trouxe também uma série de processos relacionados à sua gestão e manutenção,
exigindo que aspectos relativos à qualidade, como eficiência, eficácia e efetividade das informações, sejam controlados (TAROUCO E GRAEML, 2011).
Toda organização funciona sobre um conjunto de hipóteses relativas ao seu negócio: quais são seus objetivos, como produzir valor aos clientes, quem são seus clientes e como entregar esse valor para tais clientes, da melhor forma possível (DRUCKER,
1999). Percebe-se que o gestor tem que buscar respostas para tais questões estratégicas do seu negócio, de modo a agregar valor para todas as partes interessadas.
Nesse sentido, Hunter e Westerman (2009) afirmam que a TI contribui na agregação de valor de duas formas específicas: maior assertividade no processo de tomada de decisão por meio de maior qualidade da informação; e agilidade para sua obtenção,
otimizando os processos de negócio, contribuindo para a sua eficiência.
Weill e Ross (2009) concordam com esta abordagem, afirmando que a TI é eficaz quando utilizada, principalmente, para a padronização e integração de processos empresariais.
Por ser um elo entre a empresa e o mercado, a estratégia possui grande importância para as organizações (independentemente de seu setor de atuação), pois é por meio desse aliado que a organização poderá responder, ou antecipar-se à algumas
mudanças, e também promover uma articulação adequada entre as atividades organizacionais e seu ambiente de atuação (PEREIRA; AGAPITO, 2007). Uma vez que as implementações de novos processos internos são afetadas e afetam a própria estratégia,
então a implementação de softwares, responsáveis por tal gerenciamento, tornam-se importante variáveis no processo estratégico da organização, cuja dinâmica precisa ser amplamente conhecida.
Uma vez que as implementações de novos processos internos são afetadas e afetam a própria estratégia, então a implementação de softwares, responsáveis por tal gerenciamento, tornam-se importante variável no processo estratégico da organização,
cuja dinâmica precisa ser amplamente conhecida.
Para tanto, metas e objetivos estratégicos são traçados ao longo do planejamento estratégico, indicadores para medição de desempenho são desenhados, e responsabilidades são atribuídas. Com isso, é possível a criação de projetos associados
aos objetivos estratégicos de modo que esse conjunto de projetos estratégicos passe a contribuir para o alcance das metas estratégicas traçadas no plano.
Nos dias atuais as organizações se tornaram dependentes da tecnologia da informação. Nesse sentido, na grande maioria dos negócios estabelecidos, independentemente do setor de atuação, se tornariam inviáveis, ou no mínimo, pouco competitivos,
sem apoio da TI. Devido à complexidade das organizações e da exigência do mercado em atuar de forma ágil e eficiente, a tecnologia da informação é um importante componente para a concretização de planejamentos e projetos.
É cada vez mais importante para a organização, obter informações que favoreçam uma visão geral de todos os elementos que estejam sob sua competência, auxiliando assim na redução de gastos, no aumento de produtividade, no ganho de participação
de mercado, aumento nos lucros, e geração de valor para o negócio. Assim, o objetivo geral do artigo é apresentar como a tecnologia da informação pode ser um diferencial na estratégia das organizações, ou seja, no desenvolvimento do planejamento
e na gestão estratégicos. (..)
29 de Junho de 2018
A tecnologia da informação (TI) é uma área que utiliza, geralmente, a computação como meio para administrar diversas informações, de forma que as mesmas possam ser classificadas, organizadas e tratadas, permitindo (...)
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